passaporte é um documento muito importante que não deve ser feito as pressas para uma viagem de última hora. Para tirar passaporte é importante ter paciência e seguir todos os passos que a Polícia Federal recomenda. Veja a seguir uma lista de procedimentos de como fazer o seu passaporte Federal.

Como tirar Passaporte

O primeiro passo é ter em mãos todos os documentos necessários, verifique na lista abaixo.

Passaportes Documentos

Para um Passaporte Comum para brasileiros é necessário um documento de identidade, título de eleitor, documento que comprove a regularidade da situação em relação ao serviço militar (para homens), documento que comprove a naturalização (para os naturalizados), passaporte comum ou de emergência quando houver e também CPF.

tirar-o-passaporte-brasileiro

Esse é o passaporte comum que a Polícia Federal emite para situações especiais como, por exemplo, estrangeiros e passaporte de emergência é necessário consultar o órgão responsável.

O segundo passo é solicitar a emissão de passaporte. Essa solicitação pode ser feita através do site de passaporte Polícia Federal em www.dpf.gov.br/servicos/passaporte. Depois de incluir os seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU).

Realize o pagamento da GRU dentro do prazo

Para fazer o seu passaporte, Polícia Federal oferece os seus postos de atendimento, basta ir num desses postos. É necessário ter mãos os documentos, a GRU paga e também e o Protocolo de Emissão.

Você pode verificar o andamento do seu passaporte através do site da Polícia Federal. Além disso, o documento é entregue nas mãos do titular quando fica pronto.

Atenção, para renovar passaporte é necessário ter todos os documentos exigidos da primeira vez em mãos. Vale ressaltar que o processo de renovação passaporte não existe, o cidadão que precisa de um novo deve solicitar outro. O procedimento de solicitação é o mesmo.

Quando decidir fazer uma viagem internacional e achar que não tem muita paciência para fazer todos os procedimentos para carimbar o passaporte pense sobre o serviço de despachante visto. Algumas empresas atuam realizando esses procedimentos burocráticos para os seus clientes.