A Fipe realiza levantamentos de dados primários que servem para a elaboração de índices, tabelas de preços médios e de uma série de variáveis econômicas. Pessoas físicas, seguradoras, revendedoras e financiadoras consultam a tabela Fipe constantemente para se informar a respeito do preço médio de vários veículos por todo o país.

Com poucos cliques você pode consultar a tabela Fipe de carros usados e descobrir que marcas de carros usados podem ser encontradas. Basta acessar o site da FIPE e clicar em “Índices”. Depois é só ir até a opção “Preço Médio de Veículos”, escolher a marca, o modelo e o ano para fazer a sua consulta.

Existem outros sites que podem ser consultados para descobrir o preço médio de carros usados. Além do site oficial da Fipe você pode encontrar a opção de consulta para saber o preço de carros usados nos seguintes endereços eletrônicos: iCarros, QuatroRodas, entre outros.

A FIPE calcula os preços médios de veículos a nível regional abrangendo os 24 estados brasileiros. O cálculo apresentado na tabela de veículos usados da Fipe serve de base na cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que é uma taxa cobrada pelo Governo Estadual. Da mesma forma que os outros índices de preços, tabela Fipe pode ser usada em contratos de maneira livre e voluntária.

Os automóveis usados que apresentam tratamento tributário diferenciado não são incluídos na Tabela Fipe. Estes veículos equivalem aos adquiridos por motoristas profissionais, cooperativas de trabalho e pessoas portadoras de deficiência e estão previstos no artigo 1º da Lei 8.989 de 24/02/1995.

Como a Tabela Fipe aponta preços médios praticados no mercado, existem transações que acontecem de maneira superior ou inferior aos preços divulgados. A tabela deve servir como parâmetro de negociação para aqueles que a consultarem como referência de compra e venda. Características como o estado de conservação, a cor, o tipo de pintura e itens de acessórios ou opcionais são levados em conta no cálculo da tabela.