As flores são uma das mais belas manifestações da natureza. Para a decoração de festas e ambientes elas são infalíveis. Mas quais flores e cores escolher para cada ocasião, já que a variedade de espécies é tão ampla? Para ajudar na escolha das flores e cores para cada ocasião, uma dica é conhecer o significado das flores.

Uma das flores preferidas para todos os momentos é a rosa. O significado das rosas está relacionado diretamente com as relações amorosas, independente da cor. A flor rosa é o símbolo do amor; vermelha, paixão; branca, pureza e amor espiritual; laranja, fascínio; e a amarela significa infidelidade.

Em relação a flores e significados, existe para cada espécie um sentimento relacionado. Entre tantas, é possível citar o significado da azaléia, que é alegria de amar, mas a azaléia rosada também significa amor à natureza e, a vermelha, amor antigo por alguém. O copo de leite, tão usado em festas de casamentos, representa a indiferença; o dente de leão, o oráculo; a flor de lis, mensagem; e o lírio, a pureza.

O cravo, em sua variedade de cores possui significados diferentes. O cravo vermelho representa a vida dedicada à pessoa amada; se for amarelo, significa o desdém; se branco, a pureza ou talento; e o roxo representa a solidão. Já o crisântemo significa amor acabado, mas o amarelo representa o amor frágil; o branco significado a verdade; e o vermelho, representa a paixão e o amor.

A bela orquídea tem em seu significado a beleza feminina; a petúnia, apesar do seu tamanho pequeno, representa o obstáculo. Já a tulipa vermelha é a declaração de amor; a violeta significa modéstia; a begônia tem relação com a cordialidade; e a brinco de princesa significa superioridade.

A camélia, independente da cor, representa a fidelidade. Além disso, a sua espécie branca também significa o belo perfeito; a rosada, grandeza da alma; e a vermelho, o reconhecimento e a sinceridade. A dália também significa reconhecimento, mas a dália amarela representa ainda a união recíproca; e a rosada, a delicadeza.

Conhecendo o significado das flores, torna-se mais fácil escolher com quais espécies serão decoradas as festas. Sejam elas festas de casamento, de 15 anos, bodas e demais ocasiões em que as flores e cores podem exalar suas características, através de lindos arranjos multicoloridos.