Quando decidimos prestar um concurso público, surgem várias dúvidas acerca do edital, dos estudos e das provas, portanto preparamos um resumo das principais perguntas e respostas sobre como passar em concurso público.

prova-oral-em-concurso

1- Que tipo de candidato tem maior chance de passar em concurso público?

Normalmente, os candidatos que tem maior chance de sucesso num concurso público são aqueles determinados, disciplinados e perseverantes.

2- Como deve ser o preparo para passar em concurso?

Quem deseja passar em concurso público deve estudar permanentemente, independente da publicação de edital. As matérias como matemática e português são sempre exigidas, independente da área almejada. Sendo assim, comece se preparando nessas disciplinas.

3- Trabalho em tempo integral, mas desejo prestar concurso público. O que devo fazer?

Para que o trabalho não prejudique os estudos e vice versa, assim, tente adequar seus horários e mantenha uma rotina diária de estudos. Com compromisso e concentração poucas horas diárias serão suficientes.

4- Quantas horas do meu dia devo dedica aos estudos?

Como em tudo que fazemos, a quantidade não deve ser prioridade, mas sim a qualidade. Sendo assim estudar para concursos durante 1 hora, em momento de relaxamento e compromisso valerá mais do que 5 horas de estudo sem dedicação.

5 – Devo estudar sozinho ou procurar outras pessoas para troca de informações?

Cada candidato opta por um método de estudos. O que importa é avaliar a situação em que o conhecimento é melhor absorvido, o que varia de estudante para estudante.

6 – Devo abrir mão de diversão durante os estudos?

Nem sempre abrir mão dos fins de semana, dos amigos e das atividades de lazer será uma garantia de sucesso no concurso público. Para aprender melhor, é necessário que a cabeça esteja descansada e que o aluno não se sinta prejudicado por estudar. O melhor é manter uma rotina que permita os prazeres da vida.

7 – Assistir jornal me ajudará no concurso?

A maioria dos concursos públicos apresenta questões de atualidades, sendo assim, ler revistas, assistir jornais e acessar os portais de noticias da internet também são formas de estudar para concurso público.

É importante que o candidato nunca desista diante das dificuldades, tampouco se for desclassificado. Assim como em tudo na vida, nos concursos, quanto maior a experiência, melhor será o resultado. Mesmo que o candidato não consiga aprovação, ele estará se preparando para os próximos concursos.