As flores para decoração são bem-vindas em todos os ambientes. Em casa, no trabalho ou nas festas, a decoração com flores pode ser feita a partir de flores artificiais ou com flores naturais. A vantagem das plantas artificiais é que são mais duráveis, e conforme a loja onde forem adquiridas, o seu custo benefício será melhor.

Hoje em dia, existe uma gama de opções de flores artificiais, tão bem feitas que só chegando muito perto para perceber que não são flores naturais. As de tecido são as que mais se assemelham as reais, mas se não for este o objetivo da decoração com flores, é possível ousar e usar as plantas em EVA, que dão um toque especial ao ambiente.

Em se tratando de plantas ornamentais, as mais indicadas são as bromélias-de-sol, agaves e palmeiras de interiores, que se adaptam muito bem a jardins, varandas e pátios. Outras belas opções são as azaléias, que se tornaram populares devido a generosa floração que apresentam. Além disso, o seu cultivo é fácil e estão bem adaptadas ao frio.

Já as rosas são as preferidas para colorir os jardins, pois sua variedade de cores pode tornar um espaço multicolorido com elegância. Outras flores de jardim são as orquídeas, também de fácil cultivo, e que podem ser cultivadas inclusive em interiores. As flores de jardim menores são indicadas para o cultivo ao longo da borda do canteiro, dando um toque final. Neste caso, algumas espécies indicadas são as flores da primavera, como a amor perfeito, a petúnia, a lobélia, a cravina, a tajetes, a flor de mel e a begônia.

Outra dica para jardins e ambientes internos são os vasos com flores. No mercado, existe uma infinidade de modelos: quadrados, retangulares, redondos e de diferentes materiais, como os de barro, mais indicados para ambientes externos. Mas se a idéia for optar por vasos com flores em cima da mesa, da escrivaninha ou da prateleira, os vasos de vidro irão deixar o ambiente mais harmonizado.

Para quem gosta de decoração com flores pode ainda extravasar a criatividade e ousar na decoração com flores para parede. São encontradas em folhas de adesivo plástico, de diversos tamanhos. Atualmente, encontram-se flores para parede de tamanho bastante grande e aplicadas em uma única parede de cor neutra. Nesta parede, pode estar encostado um sofá ou móvel pequeno, para contrastar com a flor adesiva, destacando a decoração com elegância e simplicidade.