A maioria dos editais de concurso público apresenta uma fase onde serão cobradas competências de forma escrita, é a tão temida redação. Para que essa etapa não seja prejudicial ao seu resultado, preparamos algumas dicas para prova dissertativa em concurso.

Nas provas dissertativas, o português é o personagem principal, sendo responsável pela aprovação ou desaprovação no concurso público.

A primeira dica para prova dissertativa é não emitir opiniões, mas sim apresentar informações pertinentes ao assunto, com riqueza de detalhes, sem manifestar sentimentos. Além do mais, é preciso organizar as ideias em ordem de relevância, com objetividade e clareza.

concurso-do-inss

Na prova dissertativa, releia sempre o texto redigido, de forma a não permitir que fiquem sentenças incompletas ou sem sentido. Detalhe ao máximo as informações apresentadas, sem, no entanto exagerar nas afirmativas.

No decorrer da prova dissertativa, pense sempre na oralidade, uma vez que há uma grande diferença entre falar e escrever, principalmente no que se refere a abreviaturas. Observe que o hábito de escrever errado e sintetizado nos chats e mensagens instantâneas pode fazer com que se escreva errado sem perceber a falha. Isso comprometerá no resultado final da prova dissertativa.

Outra principal dica para prova dissertativa em concurso é responder ao que se pede, sem misturar assuntos.

O hábito da leitura é o principal meio de absorção de ideias e conhecimento, sendo ele o grande responsável por eliminas os erros gramaticais, de acentuação, de concordância verbal, entre outros. Leia sempre, não importa o tipo de texto, que pode ser livros, revistas, jornais, quadrinhos, etc.

Em uma prova de concurso, a dissertação deve ser dividida em partes, ou seja, nos dois primeiros parágrafos fale de forma sucinta e superficial sobre o tema proposto. Nos próximos três parágrafos disserte sobre o assunto, apresentando fatos e informações que comprovem a ideia apresentada nos parágrafos anteriores da redação do concurso. O parágrafo final deve conter a conclusão do assunto.

Em resumo, para preparar uma boa dissertação sobre qualquer tema, é preciso que o candidato ao concurso reúna as ideias sobre o assunto e leve-as para a prova dissertativa. Capriche nos dois primeiros parágrafos, que demonstrarão conhecimento do assunto. Nos parágrafos seguintes, apresente as conexões que fazem com que as ideias se confirmem. Ao final, conclua o assunto de forma a caracterizar os dados apresentados, dando mais firmeza ao que foi dissertado.

Tenha muita tranquilidade ao responder à prova dissertativa, para não confundir as informações e nem cometer erros desnecessários.