Em todas as tarefas do dia a dia, a organização deve prevalecer, e quando o assunto é estudo, as coisas não são diferentes. Para melhorar sua produtividade, saiba como se organizar para estudar e obter assim os resultados desejados.

A programação do estudo deve se basear no calendário, de forma a definir a rotina de estudos, principalmente quanto ao tempo diário destinado ao aprendizado. Se o prazo até a prova ou teste for longo, defina um cronograma leve para fixação dos conteúdos, distribuindo as matérias de forma que sejam estudados dois conteúdos por dia. Caso não se tenha muitos dias para estudar, crie uma rotina mais pesada, com um mínimo de 4 horas diárias. Priorize as matérias menos complexas, de forma que as mesmas possam ser concluídas com bom aproveitamento. Faça muitos simulados e atividades disponíveis nas apostilas e sites de concursos públicos.

como-se-organizar-para-estudar

Organize as informações em seu computador, utilize a internet como ferramenta de estudo, mas tome cuidado com suas armadilhas e não deixe que as redes sociais e mensagens instantâneas dispersem sua atenção e ainda atrapalhe o aprendizado. Use os sites de buscas para ter acesso ao maior número de conteúdos de cada assunto a ser fixado.

Crie o hábito de estudar sempre no mesmo horário, pelo mesmo período e no mesmo local. Garanta um intervalo de 10 minutos para relaxamento a cada 50 minutos de estudos. Fique longe da TV e do rádio. Procure um lugar tranquilo para estudar, com muito sossego e evite conversar ou atender telefone durante os estudos.

Para que se consiga organizar para estudar, é preciso sentir prazer na tarefa. Portanto, não torne os estudos um sacrifício. Mantenha o final de semana para diversão e não deixe de assistir sua novela preferida.

Tente não misturar as informações, desligue das pendências externas e não fique com a cabeça ligada na tarefa ainda não executada. Assim, nenhum estudo será absorvido. Quando se estiver estudando, concentre todas as energias no material e caso você perceba que os conteúdos não estão sendo absorvidos, levante e dê uma volta para arejar a cabeça.

Não há fórmula mágica para estudar, mas a determinação é o ponto chave do sucesso. Organize o material, as ideias e o tempo. Caso você não tenha outra atividade durante o dia, como escola e trabalho, por exemplo, dedique, no mínimo, seis horas diárias de estudos.