Quem está em busca de uma vaga em um emprego público precisa saber como fazer um projeto de estudos para concurso, aproveitando ao máximo seu tempo e absorvendo o maior leque de informações possível.

Para passar em um concurso é preciso muita motivação, pois serão comuns momentos de ânimo e desânimo, no decorrer da maratona de estudos. Assim, para que a caminhada seja prazerosa e constante, é preciso associar o lazer e o estudo, sempre com muita disciplina, organização, e força de vontade.

como-fazer-um-projeto-de-estudos-para-concurso

Tenha em mente que um bom projeto de estudos para concurso não se baseia em um número excessivo de horas lendo os livros, mas sim em situações de aprendizagem, ou seja, é mais fácil aprender uma matéria lendo-a por 30 minutos do que se martirizando por 4 horas, sem relaxamento. Faça do estudo uma atividade de prazer.

Saiba administrar o tempo, estipulando um horário para os estudos, de forma que ele não comprometa seu sono, trabalho, lazer e descanso. O tempo gasto com atividades físicas ou de convivência familiar contribuirá para uma melhor absorção dos conteúdos estudados.

Tenha muita humildade e não menospreze nenhuma matéria nem questão da prova. Não priorize a primeira colocação em um concurso. Estude muito para se sair bem e não faça comparações.

Coloque em seu projeto de estudo para concurso uma metodologia de realização de provas, respondendo com cautela e atenção. Comece por eliminação, excluindo as respostas menos prováveis.

Para se preparar melhor para o concurso público, estude aproveitando os simulados, que oferecem questões similares às apresentadas em provas. Baixe na internet exercícios e provas de concursos anteriores.

Veja a prova como aluno e examinador. Tente pensar no que se espera da pergunta. Leia com atenção quantas vezes forem necessárias para se entender realmente o que está sendo pedido.

Em se tratando de provas dissertativas, preocupe-se em escrever de forma clara e objetiva. Treine antes, resumindo ou analisando trechos de livros ou jornais. O caminho para uma boa escrita está na bagagem que se traz. Leia muito, todo tipo de material. Amplie seu vocabulário.

Na hora da prova, não marque seu aproveitamento pelos colegas. O fato de candidatos estarem saindo da sala quando você ainda não chegou na metade da prova não quer dizer que suas chances são pequenas. Continue com atenção, mas cuidado para não perder os prazos. Cada indivíduo tem um tempo próprio, por isso, nunca se compare com o outro.