Muitos estudos confirmaram que o estresse é algo que tende a nos prejudicar muito e acaba se tornando um grande inimigo do nosso coração, e o pior, está presente na vida de quase todas as pessoas a nossa volta e inclusive a nós mesmos. Seja por uma coisa que dá errado inesperadamente, trânsito, trabalho, problemas familiares, rotina, barulhos irritantes, enfim, as causas são inúmeras e isso só nos prejudica.

Diminuir o estresse é algo que deve ser levado em conta em nossas vidas, afinal, se algo nos faz tão mal porque devemos continuar com isso em nossas vidas? Devemos levar conosco, somente o que nos faz bem. O grande problema é que muitas pessoas não sabem um jeito para que isso aconteça, mas não se desespere, daremos algumas dicas para você que busca como reduzir o estresse.

Mas antes disso, devemos saber quais os sintomas de estresse: diminuição do rendimento na escola ou no trabalho, insatisfação, irritabilidade, indecisão, julgamentos errados, piora na organização, insônia, sono agitado, falhas de concentração e memória, uso de finais de semana para colocar o serviço em dia, dedicação de cada vez mais tempo ao trabalho e menos ao lazer, diminuição de entusiasmo e sensação de monotonia.

Os exemplos acima, são os sintomas do estresse e claro, podemos ver claramente que isso é ruim para um ser humano. Mas como podemos aliviar o estresse ou diminuir a intensidade dele em nosso cotidiano?

como-diminuir-o-estresse

Como Aliviar o Stress

Respire fundo, tudo passa

Você provavelmente já ouviu aquela expressão: ‘Respire fundo’. E isso não é só uma bobagem. Quando nós estamos respirando fundo, acabamos por aumentar os níveis de oxigênio dentro do nosso corpo e isso faz com que o corpo relaxe.

Vitamina C nunca é demais

Está estressado? Uma ajuda pode ser a laranja (fonte rica de Vitamina C) ou alguma fruta que contenha a Vitamina, alguns estudos realizaram uma pesquisa e chegaram a conclusão de que a Vitamina C pode aliviar o estresse, baixando os níveis das hormonas do stress como o cortisol.

Rir é o Melhor Remédio

Caso esteja em um dia de estresse, procure os amigos, procure fazer algo que te traga humor. Um filme, um seriado, um desenho, um lugar com os amigos, enfim, algo que vá te fazer rir. Quando nós rimos, o nível de oxigênio aumenta e o fluxo sanguíneo aumenta fazendo com que reduza o estresse. Nunca deixe essa opção de lado!

Organize-se e deixe as coisas organizadas

Está com pressa em achar alguma coisa mas a bagunça está se tornando uma inimiga sua? Tire um tempo para arrumar sua casa, seu local de trabalho, para que situações como essa evitem de acontecer. Uma maneira boba mas que infelizmente acaba estragando o dia de muitas pessoas. Se organize por um instante e evite que o estresse estrague seu dia.

Quem canta, os males espanta

Está travado no trânsito e vai chegar atrasado para alguma coisa importante? Tente ouvir uma boa música, cante, mesmo que mal mas cante. O ato de cantar alivia um pouco o estresse. Foi realizado um estudo com pessoas integrantes de um coral, e as pessoas que cantavam no coral sofriam menos de estresse que as pessoas ‘normais’.

Faça exercícios

Um simples exercício como uma caminhada, uma corrida, praticar esportes ou malhar pode fazer a diferença em dias de estresse. Quando estamos fazendo exercícios físicos nosso corpo libera endorfina que são neurotransmissores que nos fazem sentir bem e claro, nos faz esquecer daquilo que está nos estressando. Em dias de estresse, pratique um pouco de exercícios para ver se isso vai funcionar com você.

Essas são algumas dicas para você que procura como controlar o estresse. Lembre-se que a vida é boa demais para vivermos estressados sempre. Isso nos faz ser chatos e afastar as pessoas que gostam de nós. Viva feliz, intensamente e procure ser sempre uma pessoa boa.

Dias ruins todos nós temos, mais viver com eles e aceitar que eles nos derrubem é opcional. Busque seu melhor em dias assim e utilizem as nossas dicas de controlar o estresse para aliviar e melhorar o seu dia.