As pessoas tem dúvidas constantes em relação ao índice de massa corporal, procuram se estão abaixo do peso ou talvez acima dele, para manter um nível bom de saúde, viver em forma e viver feliz com a sua saúde, sem eventuais problemas.

Uma forma de se fazer isso, é calcular IMC. Lendo isso, parece algo difícil de ser feito e cheio de detalhes, porém, você verá que é algo muito simples de ser feito e pode ser feito por você mesmo, em sua casa. Embora seja eficaz esse teste e chegar próximo ao resultado correto, você sempre deve procurar ajuda médica para que tenha certeza dos dados reais.

Estarei ensinando uma maneira muito fácil de se medir o índice de massa corporal. Fiquem atentos, usarei um exemplo junto, para que façam corretamente na casa de vocês.

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Vamos lá, como calcular massa corporal:

  • Descobrindo o seu peso: Primeira coisa a ser feita, meça seu peso.
  • Hora de achar a altura: Tire a medida exata de sua altura, sem que sejam esquecidos alguns centímetros ou que coloquem a mais. É preciso o número exato. Para que isso ocorra, fique junto de uma parede e coloque um papelão firme em sua cabeça. Peça a alguém para marcar um ponto acima do papelão. Com isso é só medir do ponto até o chão.
  • Como calcular o IMC: Pegar o seu peso e dividir pela sua altura elevada ao quadrado. Por exemplo eu. Tenho 65 quilos e meço 1,80. Logo = 65 / (1,80 x 1,80 ) = 65 / 3,2 = 20,3.
  • Checar a tabela de resultados IMC:
    IMC < 18,5 = peso abaixo do normal IMC entre os 18,5 e 24,9 = peso normal IMC entre os 25 e os 29,9 = pré-obesidade IMC ≥ 30 = obesidade
  • Descobrindo em que categoria você está, é indispensável que você procure um médico. Lembrando que não é 100% correto o resultado, portanto, caso esteja abaixo ou acima do peso, é bom ir ao médico e seguir as orientações.