Na vida, é certo que todos passam por momentos onde se consideram inferiores, se sentem piores que as outras pessoas, incapazes de fazerem certas coisas e bem, você se sente mal, deprimido, e isso não é uma coisa legal na vida de uma pessoa. Isso é causado por autoestima baixa.

Para você quer conhecer algumas dicas para aumentar a autoestima, primeiro de tudo precisa entender o que isso é e o porque ela é causada. A autoestima é normal em um ser humano em um nível considerado médio, nem muito alta e nem muito baixa.

Ao decorrer da vida, principalmente em nossos primeiros anos de idade, nós vamos vivendo coisas, ouvindo coisas, presenciando coisas e vamos ‘moldando’ a autoestima. Isso é algo horrível, porém, é o que acontece. Uma criança ou adolescente que é considerado bonito, ou é o gostosão da escola, paquerado pelas meninas ou vice-versa, vai ser moldado com uma autoestima alta. Porém, aquele que sempre foi excluído, deixado de lado pelos ‘amigos’, esse automaticamente vai se sentir inferior aos outros, ‘menos legal’, inseguro em fazer coisas.

Isso é algo totalmente bobo, mas acontece com quase todo mundo. As atitudes de criança, feitas por crianças, não deviam ter tanto impacto na vida de uma pessoa, mais isso vai ser levado para vida toda, e caso não pense em mudar e melhorar, você pode seguir se sentindo assim para o resto da vida. Mas o bom é saber que existem coisas que poder nos ajudar a aumentar a auto estima.

como-aumentar-a-autoestima

Como Aumentar a Auto Estima

Se valorizar: Todos nós temos coisas que fazemos bem, também conhecidos como dom. Alguns são bons em falar com as pessoas, outros bons em esportes, danças, lutas, dirigir, cozinhar e assim vai. Encontre as coisas que você faz melhor e se dedique nisso. Procure fazer isso e sempre dê o seu melhor, as pessoas reconhecem o seu esforço com o tempo e passam a te elogiar. Nada melhor que elogios para aumentar a autoestima né?

Cultive o Jardim: Perdemos muito tempo pensando na vida financeira, problemas, adversidades da vida e acabamos esquecendo do principal: nós. Como aumentar a auto estima, como melhorar se o principal é deixado de lado? Compre roupas que você goste, malhe se for necessário, tratamentos de pele, mantenha-se sempre bem arrumado, a frase a seguir diz tudo: Cultive o jardim para que as borboletas venham.

Aceitar os Defeitos: Todos nós somos humanos e junto com isso, vem os defeitos. Todos nós temos defeitos e você não é diferente. Não tente escondê-los dos outros e nem de si próprio, aceite seu defeito, não tente conviver com ele ou force a outras pessoas o aceitarem. Se esforce, lute e tente mudar. Se não conseguir mudar, pelo menos melhore. Mas se esforce para que isso não te diminua e nem te afaste de outras pessoas.

Diminuir a Autocrítica: Você tem que parar e aceitar que todos cometemos erros e sempre estaremos sujeitos a isso. Palavras como: “Ai como sou burro” ou “Ai como sou feio”, não te ajudam e só tentem a piorar a sua autoestima. Todos nós erramos e seu erro pode ser perdoado da mesma forma que os erros dos outros são perdoados. Fique tranquilo, todos temos o direito de errar.

Deixe o Passado: Como dito acima, esqueça as coisas do passado que são julgadas como moldadoras de autoestima, isso não serve para nada. As brincadeiras, as coisas ditas na infância ou em momentos de raiva, não são o que você deve levar em consideração. Leve as palavras boas, os elogios, as pessoas que realmente querem o seu bem devem ser levadas em conta. E não palavras de pessoas que estão por aí, sempre dispostas a ferir e humilhar os outros.

Tome Decisões: Muitas vezes ficamos pensando em ‘se eu fizesse aquilo’ ou ‘se eu tivesse feito’, esqueça a palavra se. Não viva de hipóteses, viva, haja, se mostre, deixe as pessoas conhecerem você. Isso só tem a te beneficiar e atrair pessoas a gostar de você, afinal, uma pessoa decidida das coisas e disposta a arriscar em algumas situações, é bem mais aceita do que as que só vivem de hipóteses e tem medo dos possíveis erros. Não deixe de acessar: Como Perder a Timidez.

Essas são algumas dicas para você que quer aprender a aumentar a autoestima, você pode levá-las em consideração se quiser, mas lembre-se, você é dono do que faz e faz o próprio caminho. Quer aumentar ainda mais a autoestima, leia algumas frases auto estima, elas são muito boas e tendem a ajudar quando nós estamos passando por situações delicadas.