O buquê de noiva é considerado por muitas mulheres o acessório mais importante da noiva na hora do casamento. O buquê ideal deve seguir algumas regras para combinar com a ocasião e, principalmente, com a noiva. O buquê de flores pode ser natural ou artificial e, por mais, que hoje em dia se produzam flores artificiais de alta qualidade, o de flores naturais vai dar um toque mais do que especial para a cerimônia.

O buquê de rosas é o preferido pelas noivas, ainda mais se for um bouquet de noiva apenas com rosas vermelhas. Mas outras flores ficam tão bonitas no bouquet quanto as rosas, como por exemplo, os copos de leite, um combinado de orquídeas, alstroemérias e rosas, tulipas ou gérberas, só para citar algumas opções, pois a personalidade da noiva também influência na escolha da flor. Ou seja, o buquê de noiva deve conter flores que a noiva gosta e que se identifique com ela.

Também deve ser observado o tamanho do bouquet de noiva. Se a cerimônia de casamento acontecer de dia, é indicado que o buquê seja pequeno ou médio, com flores do campo ou outras com aspecto mais descontraído e angelical. Caso o casamento ocorra à noite, então o bouquet deve ser maior com flores nobres.

O buquê de noiva existe geralmente em quatro tamanhos: o buquê pequeno e redondo, indicado para as noivas baixas e magras; o redondo e cheio, combina mais com noivas altas e magras; em forma de cascata, para as gordinhas e em forma de braçada, para as baixinhas e gordinhas.

Se o buquê de flores tiver o objetivo de presentear a pessoa amada, a regra é: quanto maior, melhor. Porém, mais importante do que o tamanho, são as flores escolhidas para compor o bouquet. É importante conhecer o significado das flores para quem for presentear não ser mal compreendido, por isso uma opção que sempre dá certo são as rosas vermelhas, que significam paixão. As flores do campo também são uma boa dica, pois demonstram beleza na simplicidade, e o jasmim, que representa a sensualidade.

Se o presente for para as mães ou amigas, as tulipas são uma ótima escolha, pois representam prosperidade. Mas para ficar realmente encantador, o buquê de flores pode ser uma harmoniosa combinação de diferentes espécies.