O artesanato de flores é bastante variado. Os artesãos podem se especializar em uma técnica ou em várias, e os clientes terão mais opções para presentear. Quem gosta de fazer flores pode optar pelas flores em papel, flores em crochê, flores em EVA, flores em tecido, ou mesmo, fazer artesanato com flores secas ou se especializar no artesanato fuxico.

Para confeccionar flores em papel, pode-se utilizar papel cartilha colorida, papel de presente, papel crepom, e também ficam muito bonitas as flores de papel com purpurina, que dá um toque especial. O primeiro passo é conseguir os moldes já prontos de diferentes formatos de pétalas,  ou mesmo, usar a criatividade e criar as próprias pétalas.

De uma forma geral, depois de recortar os moldes, o papel pode ser amassado para ficar mais natural e, por fim, é só iniciar a montagem das pétalas, podendo colocar ou não os talos. Outra técnica é dobrar as pétalas ao meio para terem mobilidade. Existe ainda a técnica que enrola as pétalas em forma de canudo. A internet oferece muitos sites especializados em artesanato com flores, que mostram passo a passo como fazer flores de diferentes estilos.

As flores em tecido também são ótimas opções de presente, pois podem se transformar em enfeites para cabelo ou para diferentes peças roupa. Essa técnica se difere das flores em papel, porque as flores em tecido exigem o conhecimento da costura. Uma vez recortado o molde das pétalas, elas devem ser costuradas umas nas outras, junto ao miolo, que fica ao centro.

Quem não sabe ou não gosta de costurar, pode optar pelas flores em crochê, que ficam lindas enfeitando os cabelos e aplicadas em roupas também. A flor de fuxico também está sendo muito utilizada para enfeitar tanto pessoas e bolsas, quanto ambientes. Os quadros de fuxico são um ótimo presente para quem aprecia o artesanato fuxico.

Outro material com o qual é possível fazer várias peças é o EVA. O artesanato em EVA é bastante variado, como lembrancinhas de maternidade, pregadores, porta lápis, porta tesoura, além das flores em EVA, que decoram o ambiente com elegância. Mas quem prefere utilizar no artesanato com flores materiais mais naturais, uma alternativa são as flores secas, com as quais é possível criar belos quadros, arranjos e cestas de flores. Para fazer artesanato com flores secas, pode-se conhecer as técnicas de secagem ou adquirir as flores em lojas de decoração.